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Comunicação visual é o primeiro passo para alavancar vendas

Fachada atrativa, ambiente organizado e loja bem iluminada são alguns dos pontos que fazem parte da comunicação visual

Rede PitStop

O empresário do setor de reposição de autopeças precisa encarar uma série de desafios para alcançar suas metas de vendas e prosperar nos negócios. Mas, mesmo assim, ele não pode esquecer de dar atenção extra ao primeiro passo na relação com seus clientes: a comunicação visual. O trabalho já deve começar pela fachada que deve impactar e atrair o cliente. Dentro da loja, é preciso proporcionar uma experiência agradável no momento da compra, com um ambiente limpo e organizado. 

Uma das partes importantes da comunicação visual é definir uma identidade para empresa, o que vai além do nome, design da marca e cores utilizadas, apesar de serem itens muito importantes para a concepção do visual da marca. Definir a identidade é estabelecer valores e características que tornam a empresa única. Para isso, é importante valorizar os recursos humanos, definir processos e estabelecer uma relação diferenciada com o cliente. São ações que tornam o negócio referência e geram credibilidade no mercado.

A comunicação visual engloba ainda a capacidade de destacar os produtos e promoções com sinalizações promocionais que estejam alinhadas com a identidade visual da loja. A Rede PitStop reforça mais alguns pontos que devem estar dentro do planejamento quando o assunto é comunicação visual para atrair clientes e alavancar vendas.

Iluminação
Uma boa luz pode modificar todo o cenário. A iluminação pode ainda contribuir muito com o trabalho da comunicação visual. Procure destacar com focos de luz as suas mercadorias e, se possível, busque realçar alguns itens diferenciados. A iluminação também pode servir para disfarçar algumas partes negativas do estabelecimento.
Uma dica é ter espaços especiais na loja, decorados e iluminados de forma a chamar a atenção dos clientes para lançamentos e promoções.

Ambiente agradável
É fundamental ter a loja devidamente organizada, com boa distribuição dos produtos e de todos os outros itens que compõem o ambiente. Lembre-se que o material de divulgação (cartazes, displays e móbiles) e a limpeza da sua loja representam sua marca.

Balcão organizado
Um balcão organizado trará uma aparência melhor à loja, além de dar agilidade no atendimento ao cliente. É comum utilizar o balcão para apoiar peças, que muitas vezes estão sujas de graxa. Por isso, é fundamental alertar a equipe de atendimento que mantenha o espaço limpo, pois é também o cartão de visitas da loja.

Recomenda-se utilizar cores claras na composição do balcão. Apesar de parecer contraditório, o espaço com cores claras fará com que colaboradores e clientes tenham mais cuidado. Cores claras não escondem a sujeira e isso fará com que toda a equipe fique atenta para realizar a limpeza com maior frequência.


Fonte: Rede PitStop

20/02/2019

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