Notícia

ZF Aftermarket explica a importância da troca do fluido para freio

A ZF Aftermarket, detentora das marcas de fluidos TRW Varga, ressalta a importância do produto que ajuda na economia com a manutenção do veículo.


Rede PitStop

Os especialistas da ZF Aftermarket, fábrica parceira da Rede PitStop, recomenda verificação regular do fluido para freio dos veículos. A indicação é que a troca seja feita conforme recomenda o fabricante no manual do proprietário, ou seja realizada a cada 12 meses para que haja uma boa manutenção preventiva do sistema. De qualquer forma, é importante verificar sempre o seu nível, porque diferente de outros fluidos presentes nos veículos, esse não pode baixar muito.

A função do fluido é a de transferir a pressão exercida no pedal de freio para o acionamento das pastilhas e sapatas, que em contato com os discos e tambores geram atrito, reduzindo a rotação das rodas e permitindo a frenagem do veículo. Ele também lubrifica e previne a corrosão das peças do sistema.
É importante destacar que o fluido para freio é uma substância sintética que pode absorver água. Ao longo do tempo, isso pode provocar alteração da viscosidade e diminuição da temperatura de ebulição. 

Os gases resultantes dessa ebulição podem provocar perda parcial ou total dos freios devido ao excesso de água no fluido ou bolhas que podem ser geradas por alta temperatura. Além disso, pode haver corrosão de componentes metálicos do sistema. A alteração da viscosidade do fluido para freio pode retardar a velocidade do acionamento do sistema e impactar na sua eficácia. Por isso, a importância da troca correta, verificação de possíveis contaminações e a importância de sempre utilizar o DOT correto escrito na tampa do reservatório e indicado no manual do veículo.

Fonte: Rede PitStop

31/08/2020

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário