Notícia

Sem Parar traz dicas para uma direção defensiva

Sem Parar, parceiro da Rede PitStop, separou seis dicas para auxiliar motoristas a terem uma direção mais segura

Rede PitStop

Todo cuidado é pouco quando estamos na direção para realizarmos o trajeto de forma tranquila e segura. Para ajudar a evitar imprevistos durante seus trajetos, o Sem Parar, parceiro da Rede PitStop, separou seis dicas pra ter uma direção mais segura, defensiva, evitar acidentes e salvar vidas no trânsito. 

Mantenha um distanciamento seguro

Sempre se atente a distância que você deve manter do veículo que está a sua frente e na lateral. Em caso de situações inesperadas, para evitar uma colisão, você precisará de espaço suficiente para frear ou desviar o carro. Uma boa dica para manter o distanciamento do veículo da frente, é se basear no distanciamento de 2 segundos, que é de fazer a contagem desse tempo pausadamente quando o veículo à frente estiver passando por um objeto parado, que pode ser uma placa, árvore, etc.

Cuidado com as condições climáticas

Atenção aos dias chuvosos ou com neblina. Dirigir com o tempo fechado exige mais atenção e cautela do motorista, já que nestes casos, a visibilidade pode ficar comprometida. Em dias chuvosos o ideal é diminuir a velocidade e ligar o ar-condicionado para evitar que os vidros fiquem embaçados. Os pneus também devem estar em bom estado para que não ocorra a aquaplanagem, fenômeno em que o veículo perde o contato com o asfalto e fica literalmente flutuando. Já para os dias de neblina, além de reduzir a velocidade, o ideal é usar os faróis baixos, que servem para dar uma melhor visibilidade e iluminação.

Fique de olho nos outros veículos

Já ouviu falar do ditado: “Dirija pra você e pelos outros”? É exatamente disso que estamos falando, no trânsito é importante ficar antenado com tudo que acontece. Prestar atenção no comportamento dos outros veículos na via ajuda a ter uma reação mais rápida e segura, quando necessário. Também é importante que você sempre esteja com as mãos no volante, em situações inesperadas será mais fácil fazer uma manobra rápida. Ah, não se esqueça dos pedestres e ciclistas, a atenção deve ser redobrada.

Manutenções periódicas

Outra dica importante é sempre manter as revisões do carro em dia, já que muitos acidentes são provocados pela falta destes cuidados. Vale a pena dar uma geral nos principais itens para prevenir falhas mecânicas. A manutenção ajuda a evitar que problemas simples se tornem maiores, e você também economiza, já que, uma revisão com muitos reparos, torna o serviço mais caro. Resumindo, a prevenção é a melhor defesa.

Mantenha seus conhecimentos atualizados

É fundamental respeitar as leis de trânsito para uma direção segura e defensiva. Por isso, é importante que você sempre se atualize das leis, fique por dentro das novidades e revise seus conhecimentos. Respeitar as sinalizações, velocidade, usar a seta e farol baixo são alguns dos cuidados que você deve ter. Se atualizando sobre a legislação você estará cuidando da própria segurança e de todos no trânsito.

Comporte-se bem e respeite seus limites

Por mais que você dirija há muito tempo, sempre tome cuidado com alguns comportamentos enquanto está na direção:
- Não dirigir com sono ou muito cansado;
- Sempre usar o cinto de segurança;
- Não usar o celular enquanto dirige;
- Evitar freadas bruscas;
- Evitar fazer curvas muito fechadas.
Outro ponto de atenção é o seu estado emocional, se estiver nervoso, ansioso ou abalado é bom evitar a direção. Na dúvida, sempre peça para alguém próximo conduzir o veículo.


Fonte: Sem parar 


19/08/2021

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário