Notícia

Saiba quais problemas podem ser sinais de defeito no radiador

Radiex, parceira da Rede PitStop, explica quais são os principais problemas que podem ser sinais de defeito no radiador e que causam superaquecimento do motor


Rede PitStop

Há uma série de fatores que podem levar ao superaquecimento do motor. Porém, um dos itens principais do sistema de arrefecimento do veículo é o radiador. Por isso, a Radiex, parceira da Rede PitStop, lembra que é importante realizar revisões periódicas para manter o radiador em bom funcionamento e evitar problemas.

O radiador é responsável por resfriar a solução de arrefecimento que circula no motor. É sempre importante ressaltar que não se deve colocar apenas água no reservatório. A solução com aditivo tem papel fundamental na preservação das peças que compõem o sistema de arrefecimento. Veja também os problemas que podem ter relação com o radiador e os cuidados necessários com as peças do sistema de arrefecimento.

Aquecimento do motor
O superaquecimento está diretamente relacionado com algum problema com o radiador ou com as peças que fazem com que a solução de arrefecimento chegue até o motor. Ao identificar temperatura alta no termômetro que fica no painel do veículo, o melhor é parar o carro imediatamente para identificar o motivo do superaquecimento.

Vazamentos nas mangueiras
É comum os desgastes de algumas peças do veículo ao longo do tempo. As mangueiras do sistema de arrefecimento que ligam o radiador ao motor precisam de uma atenção extra, pois podem apresentar furos que vão prejudicar a circulação da solução de arrefecimento.

Travamento da válvula termostática
O travamento da válvula termostática também é um dos fatores mais comuns dos problemas de superaquecimento do motor. Isso pode acontecer quando o radiador não está com a quantidade correta da solução de arrefecimento. Na ausência do líquido, pode ocorrer o entupimento e prejudicar o bom funcionamento da válvula termostática. Isso também causa o ressecamento das mangueiras e formação de resíduos no sistema.

Problemas na junta do cabeçote
O excesso de ar no sistema pode causar problemas na junta do cabeçote. Isso fará com que haja dificuldade na circulação da solução de arrefecimento no radiador. Então, o radiador não terá como fazer o resfriamento necessário do líquido e, desta forma, haverá danos na junta do cabeçote. 

Fonte: Rede PitStop

12/03/2019

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário