Notícia

Saiba o que significa os números na embalagem dos lubrificantes

A Shell, parceira da Rede PitStop, explica algumas das classificações que estão na embalagens dos lubrificantes

Rede PitStop

Você sabe o que significam os números (classificação) na embalagem dos lubrificantes? Para tirar as dúvidas, a Shell, parceira da Rede PitStop, traz a explicação de algumas das classificações que são utilizadas. 

SAE – Indica a característica de fluidez e de viscosidade de operação do lubrificante, seja a baixa ou altas temperaturas.

ACEA ou API – Indica a classificação de desempenho do lubrificante. Esses órgãos se unem a outros importantes atores da indústria de lubrificantes para estabelecer métodos e critérios de teste para cada classificação de lubrificante. Vale citar que cada classificação é criada para atender as necessidades tecnológicas dos motores e por essa razão elas evoluem juntamente com essas tecnologias.

ILSAC – Define junto com a API os níveis de desempenho do lubrificante, incluindo testes de economia de combustível, compatibilidade com os sistemas de emissões, compatibilidade com etanol e resistência contra oxidação em motores com turbo-compressores.

JASO – Define a característica de fricção proporcionada pelo lubrificante nos sistemas de embreagem úmida de motocicletas com sistemas integrados (motor/transmissão).

Fonte: Rede PitStop

05/02/2020

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário