Notícia

Saiba mais sobre o sensor de temperatura do veículo

Radiex, parceira da Rede PitStop, alerta para a importância do sensor de temperatura para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento do veículo

Rede PitStop

O sensor de temperatura do motor é um item pouco conhecido pelos motoristas apesar de sua extrema importância no sistema de arrefecimento do veículo. Por isso, a Radiex, parceira da Rede PitStop, alerta sobre a necessidade de conhecer melhor como funciona e onde está localizado o sensor de temperatura.

O sensor faz a medição precisa da temperatura – principalmente do motor. É ele também o responsável pela medição do fluído de arrefecimento, passando os dados para o painel do carro. A partir das informações geradas pelo sensor, uma série de estratégias de funcionamento são ativadas no motor. 

O sensor utiliza um termistor cerâmico que mede a temperatura do motor e envia sinais elétricos para o medidor que está no painel do veículo. Caso as luzes acendam é sinal de que a temperatura do motor está alta. 

Na maioria dos veículos, os sensores de temperatura estão localizados no cabeçote, que é a parte mais quente do motor, e faz com que a medição seja mais precisa. É importante também realizar checagem do sensor a cada 30 mil quilômetros ou seguir as orientações que estão no manual do veículo. Em caso de problemas é importante realizar a manutenção imediata do veículo.

Fonte: Rede PitStop

05/11/2018

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário