Notícia

Saiba como calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio

O ponto de equilíbrio é um indicador que dará segurança na gestão do negócio ao mostrar se a operação está gerando prejuízos


Rede PitStop

Quando alguém decide ter um negócio próprio, é preciso entender também que será necessário conhecer algumas ferramentas que auxiliam o empresário a realizar uma boa gestão dos negócios. E uma dessas ferramentas é o ponto de equilíbrio, que, de forma resumida, é um indicador que mostrará se o negócio não está gerando prejuízos.

De forma mais prática, o ponto de equilíbrio mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos. Em geral, esse indicador é calculado de forma percentual da receita que se projeta para determinado período. Ou seja, se o ponto de equilíbrio de uma loja é de 60% e a receita do período considerado para o cálculo é de R$ 100 mil – por exemplo, para um período anual - então será preciso vender R$ 60 mil no ano para que não se tenha prejuízo. 

E, a partir deste montante, pode-se considerar que o negócio está gerando lucros. Para calcular o ponto de equilíbrio serão considerados o custo fixo, a receita e o custo variável. Desta forma, a fórmula para o cálculo do ponto de equilíbrio é:
Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita - Custo Variável)) x 100
Quanto menor for o ponto de equilíbrio de uma empresa, significa que ela está mais competitiva e apresenta uma boa rentabilidade. 

Sempre lembrando que os associados da Rede PitStop contam com apoio da equipe de consultores para esclarecer dúvidas, inclusive sobre a gestão da loja. Uma gestão equilibrada e responsável é o caminho seguro para o sucesso nos negócios.

Fonte: Rede PitStop

27/03/2019

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário