Uma das maneiras de identificar problemas no cabeçote é o teste de trinca. Veja as dicas da Sabó, fábrica apoiadora da Rede PitStop

O teste de trinca é o procedimento realizado para a identificação de possíveis danos existentes em peças automotivas. As trincas podem provocar vazamentos e outras falhas que comprometem o desempenho e até mesmo a segurança do mecanismo.
A Sabó, fábrica apoiadora da Rede PitStop, alerta para a realização do teste de trinca que contribui para a manutenção do veículo em suas devidas condições de funcionamento. As peças analisadas pelo teste de trinca podem ser os cabeçotes ou o virabrequim.
A execução correta do teste de trinca em virabrequins e cabeçotes viabiliza a identificação de quaisquer falhas nas peças testadas e o direcionamento de qual serviço é necessário para a correção das falhas detectadas.
O teste é realizado a partir da passagem de fluidos pelas peças. Esses fluidos são aplicados em pressões controladas, de modo a garantir que o procedimento apresente precisão na identificação de eventuais falhas nos cabeçotes ou virabrequins.
No caso dos virabrequins a solução é a substituição da peça. Na análise de cabeçotes o teste apresenta os mesmos benefícios, o que viabiliza a correção da fissura ou trinca encontrada nas peças.
Abaixo os principais problemas ocasionados por uma trinca ou corrosão no cabeçote do motor:
- Excesso de fumaça no escapamento
- Superaquecimento do motor
- Baixo nível de líquido de arrefecimento
Fonte: Sabó