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Rede PitStop traz dicas para balconistas

O balconista é peça fundamental para atrair e fidelizar clientes. Confira algumas dicas que ajudam a melhorar a relação com os clientes

Rede PitStop

O bom atendimento é o primeiro passo para atrair clientes e para o crescimento das vendas. E o balconista é parte fundamental para que o cliente se sinta bem atendido e encontre de forma rápida e eficiente o que procura. Por isso, a Rede PitStop traz algumas dicas que podem auxiliar estes profissionais a alcançar resultados positivos.

Pratique a empatia

Para entender melhor o que é um bom atendimento ao cliente comece primeiro se colocando na posição dele e veja como você gostaria de ser atendido. Imagine situações nas quais você chegou à uma loja, por exemplo, e o vendedor abordou você lhe tratando com respeito, educação e ficou verdadeiramente interessado em solucionar o seu problema. É bem provável que o cliente se sinta bem e bastante satisfeito. Desta forma, será mais fácil mostrar soluções eficientes para as necessidades as quais ele procura.

Ouça o cliente

É importante saber que todos nós temos necessidades básicas e, entre elas, está a de ser ouvido. Com o cliente não é diferente. Neste sentido, o que o atendente, consultor, vendedor, balconista ou qualquer outro profissional que trabalhe em contato direto com o cliente deve fazer é deixá-lo falar o que deseja. Preste atenção e se mostre interessado pelo o que o cliente diz com gestos e expressões.

Ao fazer isso, facilitará ainda mais a conexão com o cliente, potencializará o seu atendimento e irá gerar resultados altamente positivos, já que o cliente se sentirá bem atendido e, com certeza, voltará a procurar os produtos e serviços que a sua loja oferece.

Faça perguntas poderosas

Outra técnica muito efetiva é demonstrar interesse pela demanda do cliente. E, a partir daí, fazer perguntas poderosas. São perguntas que servem para descobrir as necessidades do cliente. O atendimento qualificado pode fazer o cliente perceber que ele precisa de produtos e serviços que sua loja oferece.

Cuidado com o vocabulário

Ter cuidado ao falar com o cliente não quer dizer que não seja proibido ser informal. De maneira alguma! O importante é se adequar ao cliente que está na sua loja. Ou seja, se o cliente tem um perfil mais formal e sério é necessário usar palavras um pouco mais rebuscadas para se comunicar com ele. Caso seja alguém mais tranquilo, mais informal, é possível adotar a mesma linha, tendo sempre o cuidado de falar as palavras corretamente, sem cometer erros e evitar usar palavras de baixo calão, evitando assim o risco de ofender alguém.

Evite dar espaço para a arrogância

Muitas vezes, alguns clientes se dirigem à loja com dúvidas, que, para quem está envolvido no nosso mercado, são coisas simples de serem resolvidas. Em casos assim, é preciso entender que o cliente não é especialista no assunto, no produto ou serviço que a loja oferece.

Neste sentido, o ideal é entender qual é a demanda do cliente e procurar explicar, da melhor maneira possível, como ele pode resolver o problema, de forma gentil e educada.

Ao demonstrar que está disposto a ajudar, será possível criar uma conexão com o cliente, o que fará com que ele volte a procurar a loja sempre que tiver novas necessidade.

Faça pesquisas de satisfação

Fique atento aos seus clientes, procurando sempre entender suas necessidades. Uma boa maneira de fazer isso é por meio de pesquisas periódicas de satisfação que ajudarão a revelar o que leva o seu cliente a buscar a sua loja.

A partir desta pesquisa, será possível saber quais são os pontos nos quais é preciso melhorar. Desta forma, também será possível adequar o atendimento e alcançar melhores resultados.

Fonte: Rede PitStop



05/07/2019

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