Notícia

Períodos de chuvas exigem cuidados extras com o veículo

O mês de janeiro é marcado por dias chuvosos e é fundamental o motorista estar atento aos itens que garantem segurança na condução do veículo, além de redobrar a atenção


Rede PitStop

O mês de janeiro é marcado pelas fortes chuvas, principalmente no período do fim de tarde. Por isso, a Rede PitStop relembra que o motorista deve redobrar a atenção ao dirigir e ficar atento aos componentes que irão garantir maior segurança na condução do veículo, como limpadores de para-brisa, pneus, lanternas e freios. Veja algumas dicas para garantir uma viagem mais segura: 

Limpadores de para-brisa
Uma das principais preocupações que o motorista deve ter é garantir a visibilidade para uma direção segura. Por isso, é fundamental estar atento às condições dos limpadores de para-brisa. Ao notar ruídos no momento em que são acionados ou perceber que o para-brisa não está retirando o volume de água necessário dos vidros é indicado a troca do item.

Pneus
Os pneus são certamente um dos itens mais importantes para uma direção segura, ainda mais em dias chuvosos. É comum, principalmente nas estradas, o acúmulo de água na pista e será o pneus o responsável por garantir a estabilidade do veículo. Os sulcos dos pneus precisam estar adequados para garantir o escoamento da água e a manutenção do atrito entre o asfalto e o pneu, evitando a perda de controle do veículo.

Freios
O sistema de freio deve estar sempre nas melhores condições possíveis, independente da época do ano. É ele que garante a parada do veículo e a segurança em momentos de emergência. É preciso fazer manutenções preventivas com frequência para avaliar as condições do fluido de freio, pastilhas e discos, entre outros componentes. 

Sistema de circulação de ar
A visibilidade na hora da condução do veículo é fundamental para uma direção segura. Assim como os limpadores de para-brisa são fundamentais nos dias chuvosos, o sistema de circulação de ar também ajudará desembaçar os vidros e aumentar a visibilidade para o motorista.

Além de todos os cuidados, é fundamental também que o motorista perceba as condições das vias e estradas. Deve-se ter a garantia de que haverá segurança ao longo do trajeto, avaliando possíveis locais de enchentes ou estradas que apresentem possíveis riscos externos. Fique atento e faça uma boa viagem.

Fonte: Rede PitStop

15/01/2020

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário