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Nakata traz dicas para instalação da bomba de óleo do motor

Nakata, fábrica apoiadora da Rede PitStop, reforça que é preciso ter cuidados desde o diagnóstico até o teste de pressão da bomba isolada do motor


Rede PitStop

A Nakata, fábrica apoiadora da Rede PitStop, traz dicas importantes para a instalação da bomba de óleo, tendo cuidados desde o diagnóstico até o teste da pressão da bomba isolada do motor. Uma das dicas é saber que não existe quilometragem média que possa indicar a hora da troca da bomba de óleo, mas o condutor pode ficar atento a alguns sinais.

Luz de óleo piscando, principalmente em marcha lenta e com o motor quente e em pequenas rajadas em acelerações mais altas, pode ser também indicativo de desgaste nas partes móveis do motor, como bronzinas de biela, mancal ou buchas, entre outras.

Quando a luz de óleo estiver piscando, o melhor diagnóstico é testar a pressão da bomba isolada do motor e fazer um diagnóstico preciso da causa.  Seguir a orientação da montadora do veículo é a fórmula perfeita para essa troca.

Ao fazer a troca da bomba óleo, a Nakata recomenda os seguintes cuidados antes da instalação como verificar se a bomba gira livremente, carregar a bomba com o mesmo óleo que será utilizado no motor, tornando essa prática essencial para formação do selo hidráulico, pois sem ele a bomba não consegue puxar o óleo do cárter.

Durante a instalação, outro ponto importante é verificar se a base de apoio da bomba está limpa e livre de riscos ou amassados que podem levar a um vazamento ou entrada de ar. Checar cuidadosamente a instalação do pescador (quando aplicado), pois pode ocorrer entrada de ar, prejudicando o volume de óleo aspirado pela bomba. Bombas frontais só devem ser montadas ao bloco com os guias devidamente instalado.

Para facilitar a formação de pressão do óleo, é necessário soltar ligeiramente o filtro de óleo, quando o óleo começar a sair pelo filtro é hora de apertá-lo adequadamente e seguir em frente.

Em geral, o desgaste acontece na engrenagem interna, externa e na carcaça, mas pode ocorrer problema na válvula reguladora de pressão. Válvula travada aberta por contaminação do lubrificante é muito comum, neste caso, o motor perderá pressão de óleo podendo fundir. Válvula travada fechada pode provocar excesso de pressão e danos ao filtro de óleo, não sendo possível fazer a troca desses componentes, apenas a bomba completa.

Fonte: Nakata

18/02/2021

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