Corteco, fábrica apoiadora da Rede PitStop, explica que alguns problemas que podem trazer prejuízos ao motor do veículo podem ser causados por descuidos com o retentor de válvula

Geralmente, os motoristas costumam colocar a culpa das pequenas falhas do motor na qualidade do combustível. Mas nem sempre o combustível é o vilão. A Corteco, fábrica apoiadora da Rede PitStop, alerta que essas pequenas falhas pode ser indício de um problema maior, porém causado por uma peça pequena e barata que atende pelo nome de retentor de válvula.
Ao não se atentar para alguns detalhes na hora da troca do retentor de válvula, o motorista pode ter muitas dores de cabeças depois. Existe um retentor de válvula específico para cada tipo de motor. E, para economizar, alguns motoristas acabam usando o retentor de válvula errado, correndo o risco de danificar o catalisador, queimar a junta e fundir o motor.
Outro alerta é que alguns fabricantes ainda vendem o retentor de válvula por medida, o que é errado e ocasiona perda de performance e aumento no consumo de combustível. Também é preciso ficar atento à taxa de lubrificação. No caso de excesso, o motor expele uma fumaça escura e o catalisador pode ser danificado. Já no caso de um volume menor do que o adequado, o motor pode superaquecer, o que prejudica juntas e válvulas, podendo até travar.
Por ser um detalhe pequeno que causa tantas consequências, muitas vezes não se percebe que tudo isso foi ocasionado por um fator tão simples. E aí o problema é atribuído a outras causas. O segredo é o equilibro da passagem de óleo e o perfil do retentor de válvulas.
E, lembre-se, cada veículo tem seu retentor. A Corteco fabrica mais de 1 bilhão de retentores de válvulas por ano e é fornecedora de todas as montadoras do mundo.
Fonte: Corteco