Notícia

Dicas para aumentar a vida útil da bateria de caminhões

Heliar traz dicas úteis para auxiliar caminhoneiros a aumentar a vida útil da bateria

Rede PitStop

A Heliar, fábrica parceira da Rede PitStop, dá dicas para aumentar a vida útil da bateria feita para caminhões. A longevidade do item está relacionada ao segmento de trabalho de cada veículo. Fatores como horas de trabalho do veículo podem influenciar. O tempo em que o veículo fica parado, mas com acessórios ligados (ar-condicionado, climatizadores, geladeiras e rádios, entre outros) também podem diminuir muito a vida do componente.

Atenção aos detalhes das baterias

Segundo a Heliar, aqueles que trafegam em rodovias, por ter maior ventilação, tendem a ter durabilidade superior em relação a um veículo que trabalha somente em baixa velocidade. É importante manter o estado de carga da bateria sempre superior a 80% para que o desempenho seja alcançado. Terminais, cabos elétricos e o sistema de carga e partida têm um papel fundamental na passagem da energia que entra e sai da bateria. Então, o indicado é sempre observar o estado desses componentes também.

Fatores como temperatura, vibração e armazenamento podem comprometer o funcionamento e causar danos irreversíveis ao produto. Detalhes simples como controle de carga no armazenamento antes da instalação, fixação do conjunto no alojamento do veículo, limpeza dos terminais, verificação dos níveis de solução ácida, entre outros, são cuidados que interferem diretamente na vida útil. 

Sinais como partida “pesada”, oscilações em lâmpadas e aquecimento excessivo na bateria podem indicar que o produto já está chegando ao final de vida. 

Fonte: Heliar

13/07/2021

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário