Notícia

Cuidados importantes com a solução arrefecedora

Radiex, parceira da Rede PitStop, reforça a importância da verificação do nível da solução arrefecedora e do papel do aditivo


Rede PitStop

Um dos cuidados que o motorista deve ter em relação ao veículo é a verificação constante do nível da solução arrefecedora do motor (popularmente conhecida como água do radiador), responsável pelo resfriamento do motor. A Radiex, parceira da Rede PitStop, lembra que há uma dúvida que pode aparecer no momento da verificação: é normal baixar o nível da solução arrefecedora no reservatório mesmo sem vazamentos no sistema?

A resposta é sim. Como o motor trabalha em temperaturas elevadas, a solução evapora e pode diminuir o nível no reservatório. Porém, é importante se certificar de que não há mesmo nenhum outro problema no sistema que pode ser a causa da alteração do nível da solução arrefecedora.

Mesmo ao certificar que não há problemas no sistema de arrefecimento, será preciso completar a quantidade de solução para que ela fique entre a indicação mínimo e o máximo do reservatório. 

É importante que não seja colocado apenas água. É preciso colocar a solução com o aditivo. É o aditivo que garante a proteção do sistema de arrefecimento, pois evita corrosão, fervura e congelamento, além do ressecamento das mangueiras, entre outros itens. Vale reforçar que, com o motor frio, o ideal é que o líquido esteja exatamente no nível médio entre a indicação mínimo e máximo do reservatório.

Fonte: Rede PitStop

20/03/2020

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário