Notícia

CNH terá nova versão a partir de 1º de junho de 2022

Documento contará com mudanças que alinhadas com padrões internacionais e poderá ser expedido de forma física, digital ou ambos, sendo da preferência do motorista

Rede PitStop

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terá uma nova versão a partir do dia 1º de junho deste ano. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou mudanças para trazer mais segurança, modernidade e requisitos internacionais ao documento.

A nova versão da carteira de motorista trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir. As informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista também estarão na CNH, assim como possíveis restrições médicas.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, a nova CNH será mais moderna, pois permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais. Foi incorporado também o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

O modelo atual tem a predominância da cor verde, já o novo modelo terá uma combinação de verde e amarelo. Também há mudanças para deixar a CNH ainda mais alinhada com padrões internacionais, como o uso de tinta especial fluorescente, que brilha no escuro, e itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior.

A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. A resolução do Contran prevê que o documento poderá ser expedido no formato físico, digital ou ambos. A escolha cabe ao motorista.


13/01/2022

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário