Notícia

Aprenda a deixar sua loja com cara de Festa Junina

Quem dá as dicas é a especialista em layout estratégico Mônica Leão

Rede PitStop

Levar comemorações da sociedade para dentro das lojas é trazer emoção e falar a mesma língua dos clientes. É por isso que, com o objetivo de orientar as lojas do segmento de autopeças a entrar no clima das Festas Juninas, a Rede PitStop bateu um papo com Mônica Leão, consultora de layout estratégico com mais de 30 anos de experiência no varejo.  

Autora da frase de abertura desse texto, Mônica explica por que é importante investir em ações sazonais do PDV e dá as dicas para uma execução perfeita. Continue a ler as próximas linhas! 

Por que investir em ações sazonais nas lojas? 
Para que a gente deixe a loja viva, com movimento e personalidade. Senão, de janeiro a dezembro, ela vai ter a mesma cara e o mesmo jeito, sem nenhuma movimentação especial. Então, trabalhar ações sazonais significa dar alegria à loja. Isso afeta diretamente a venda, as pessoas e os funcionários que trabalham lá. 

Você pode trazer algumas ideias para a ambientação?
Colocar bandeirolas, funcionários e vendedores vestindo camisas quadriculadas; de repente, com um chapéu de palha também. O chapéu, aliás, pode fazer parte da decoração, no check out. Outra sugestão é fazer uma fogueirinha fake na entrada, com cartazes coloridos e, para envolver o cliente, o som ambiente da loja pode tocar músicas típicas. Se a loja estiver localizada no Nordeste, aquele forrozinho bem gostoso; no Sudeste, um forró sertanejo ou universitário. Enfim, uma música que fale do momento e da sazonalidade que a sociedade está vivendo.

Quais erros devem ser evitados na hora de decorar a loja?  
O maior erro na parte de decoração é o excesso. Se uma loja for muito sinalizada e tiver muitos cartazes de preço, por exemplo, não vale a pena colocar bandeirolas, balão, nem mais nada aéreo pendurado, senão vai virar uma confusão visual. De repente, as bandeirolas podem ficar só no caixa, fazendo um arremate com um chapéu de palha.

Com relação às ações promocionais, você tem alguma sugestão?
No caso de uma loja de autopeças, poderia haver o sorteio de uma cesta junina com comidas típicas, de acordo com a cultura da região. Ou, em compras a partir de uma certa quantia, concorrer a uma garrafa de vinho, bebida bastante consumida no período. Também gosto de fazer pesquisas, com três ou quatro perguntinhas, para conhecer os clientes e seus hábitos, e condicionar essa pesquisa a um sorteio. Ou a partir de tantos reais, a pessoa já ganha uma cesta junina, vinho ou desconto. No caso dos presentes, isso gera um burburinho, já que a pessoa pode tirar fotos, postar e marcar a rede social da autopeça. 

Fonte: Rede PitStop. 

17/06/2022

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário