Notícia

25 anos do Programa Eletrônico de Estabilidade da Bosch

Em todo o mundo, 82% dos veículos novos de passeio saem de fábrica equipados com o sistema. No Brasil, cada vez mais veículos são equipados com a tecnologia ano a ano

Rede PitStop

Uma estrada molhada e uma manobra evasiva repentina: houve um tempo em que tal situação terminava com o veículo em uma vala ou contra um guard rail e, não raramente, com mortes ou ferimentos graves. Há 25 anos, a Bosch, fábrica apoiadora da Rede PitStop, e a Daimler-Benz apresentaram uma solução para o problema e lançaram o primeiro veículo equipado de série com o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®), o Classe S. Desde então, a tecnologia mantém os veículos seguros nas ruas e estradas, inclusive em situações críticas de dirigibilidade.
Pesquisadores da Bosch estimam que, somente na União Europeia, o sistema anti-derrapagem já salvou mais de 15 mil vidas nos últimos 25 anos, além de evitar aproximadamente meio milhão de acidentes com lesão corporal. Junto ao cinto de segurança e ao airbag, o ESP® é um dos mais importantes “salva-vidas” em um veículo. 
Apesar dessa inovação ser de 1995, não há nada de desatualizado nela: a Bosch tem aprimorado continuamente seu sistema anti-derrapagem e já produziu mais de 250 milhões de sistemas ESP®. Atualmente, é inconcebível um carro moderno sem este “anjo da guarda” eletrônico. Em todo o mundo, 82% de todos os veículos novos de passeio estão equipados com o ESP® – em 2017, este número era de 64%.
Análises de mercado da Bosch mostram que em 2019, o ESP® já estava presente em pelo menos 44% dos veículos de passeio vendidos no Brasil. Item de segurança mandatório desde o início de 2020 para veículos leves novos, a partir de 2022 também passará a ser obrigatório para todos os veículos leves comercializados no mercado nacional. 
O Programa Eletrônico de Estabilidade é um item essencial, especialmente quando as rodovias estão molhadas, escorregadias, ao desviar de obstáculos inesperados como, animais na estrada ou até mesmo ao fazer uma curva brusca e fechada. Até 80% de todos os acidentes por derrapagem podem ser evitados com o ESP®.

Fonte: Bosch 

28/07/2020

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário