Notícia

Qual pode ser o motivo da luz de óleo acesa no painel do veículo?

A Shell, parceira da Rede PitStop, traz algumas informações importantes para o motorista quando a luz do óleo acender no painel do veículo

Rede PitStop

Quando o motorista vê acender a luz de óleo do motor no painel do veículo, muitas vezes o que costuma se pensar é que o problema está no nível do óleo. E, na verdade, pode até ser mesmo este o motivo do alerta. Porém, a luz indica falta de lubrificação. Então, a Shell, parceira da Rede PitStop, alerta que é importante não descartar nenhuma hipótese e fazer alguns procedimentos para detectar o real motivo da luz acesa.

Um dos primeiros passos que deve ser dado é verificar o nível de óleo do motor. Na vareta de medição há um intervalo de mínimo e máximo. Caso o nível esteja acima ou abaixo deste intervalo, o problema pode ser mesmo o nível do óleo. 

Se a medição com a vareta indicar que o nível está dentro do desejado, veja se não há nenhum problema elétrico fazendo com que a luz trabalhe de forma errada. 

Eliminada essas duas possibilidade, é hora de parar o veículo e fazer um diagnóstico mais detalhado. Não arrisque, pois há uma grande chance do motor fundir por problemas com lubrificação.

Troca do óleo -- Vale ressaltar ainda o que não deve ser feito quando for trocar o lubrificante do seu veículo. Uma das principais dicas é não misturar óleos de bases diferentes. Também atente para o tipo de óleo indicado para o motor do veículo, que pode ser mineral, sintético ou semissintético.

Há também muitas dúvidas sobre qual é o limite que se pode exceder da quilometragem indicada para a próxima troca de óleo. O ideal é respeitar a indicação feita na última troca e não ultrapassar 1000 km da marcação.

Fonte: Rede PitStop

28/11/2017

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário