Notícia

Pequenos cuidados podem evitar problemas no sistemas de arrefecimento

A Radiex, parceira da Rede PitStop, listou algumas dicas importantes para que o motorista evite problemas com superaquecimento do motor

Rede PitStop

Um dos problemas mais comuns apresentados nos veículos é o superaquecimento do motor. E, na maioria das vezes, o motorista pode evitar dores de cabeça ao tomar pequenos cuidados. A Radiex, parceira da Rede PitStop, destaca algumas dicas para que o motorista possa evitar problemas, que podem ocasionar a parada do veículo e trazer prejuízos sérios ao motor.

Fique de olho nos aditivos
Os aditivos contam com substâncias que ajudam a aumentar o ponto de ebulição e diminuir o ponto de congelamento da água, o que serve para manter a temperatura ideal do sistema de arrefecimento. Com o passar do tempo, o líquido perde eficiência. É importante seguir as instruções de prazo do manual do proprietário do veículo.

Preservação da válvula termostática
A válvula termostática é uma peça importantíssima no sistema de arrefecimento, já que é a responsável pelo controle da temperatura do motor. Caso a válvula apresente problema, o carro pode superaquecer, pois o líquido quente ficará no motor, podendo até fundir. Para preservar a válvula, o melhor é sempre manter a água do radiador com o aditivo correto. 

Atenção para o eletroventilador, a famosa ventoinha
Um dos itens responsáveis pelo resfriamento do motor é o eletroventilador, também conhecido como ventoinha. Ele tem o papel de jogar ar para auxiliar no controle da temperatura e é acionado quando o motor não consegue captar o ar do ambiente. Por isso, muitas vezes o motorista percebe seu funcionamento ao parar o carro em engarrafamentos ou em casos de tráfego lento. O acionamento é feito por meio de um sensor e, caso ele esteja com problemas, a ventoinha não será acionada e o motor aquecerá.

Mangueiras ressecadas
As mangueiras que fazem parte do sistema de arrefecimento têm papel importante para manter a temperatura do motor adequada. O defeito mais comum é o ressecamento do material, o que impede seu funcionamento correto de levar água até o motor. Para aumentar a vida útil da peça, o melhor caminho é manter sempre em dia a manutenção de todo o sistema, incluindo o uso dos aditivos na água do radiador.

Importância da tampa
A tampa do radiador está no reservatório plástico bem visível aos motoristas. Ela conta com válvulas calibradas para suportarem a pressão da água quente. Em caso de defeitos, a água será liberada pelo dispositivo em forma de vapor, o que fará com que o nível de água fique abaixo do ideal para resfriar o motor. Fique atento ao prazo para a troca da tampa.

Barulhos e vazamentos indicam problemas na bomba d’água
A bomba d’água tem como função o envio da água até o motor e é um item vital para o funcionamento do sistema de arrefecimento. Ao apresentar problemas, o motor para de receber a água e deverá aquecer. Vazamentos por baixo do veículo e até mesmo barulhos podem indicar problemas.

Fonte: Rede PitStop

03/08/2017

Avalie:

Comentários (0)

Enviar seu comentário